Hoje é...

O que você espera?

O que você espera?

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Exploração do trabalho infantil


Texto para reflexão:

O trabalho infantil é proibido por lei para menores de 14 anos, essa idade pode ser como aprendiz e a partir dos 16 como empregado. Essa lei não é seguida em muitos lugares, já que é visível a exploração do trabalho infantil, falta fiscalização.
Crianças que auxiliam seus pais a fim de aumentar a renda de sua família, outras que são exploradas sexualmente, meninas que trabalham como domésticas na classe média alta. As ruas são tomadas de menores vendendo bala, vendendo jornal no semáforo e muitas apanham senão voltarem com dinheiro para casa. Mas qual é a causa de tudo isso? A miséria amedronta, chegar em casa e não ter o que colocar no prato, ver o filho passar frio, fome.
A falta de oportunidade de trabalho, a renda baixíssima dos pais, a não-alfabetização, também são fatores que contribuem para a pobreza. Muito se diz que lugar de criança é na escola, mas a realidade das famílias carentes nos é obscuro, e o que fazemos para ajudar? Apenas criticamos ou temos o sentimento de piedade? É pouco, podemos mais, muito mais. Há medo, dor, sofrimento, no coração desses menores que trabalham, e culpa em pais que não encontram alternativas melhores de sobrevivência, e falta de caráter daqueles que exploram esses menores.
A ausência escolar prejudica o presente e futuro de uma criança. Tem muito menos chance de alcançar um emprego melhor, não conhece sua infância e cresce muitas vezes com angústia, dor, raiva, senão dos pais, talvez da sociedade. Pode tornar-se um criminoso ou prostituta? Talvez, porém, hoje notamos que os movimentos, as denúncias, aumentam a cada dia contra a exploração do trabalho infantil.
Michelle Marques de Mello - Jornalista

12 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL